quinta-feira, 26 de março de 2015

Clínicas veterinárias e a melhoria no atendimento

Há duas semanas estive em uma clínica veterinária em um domingo a tarde. Levava minha cadelinha, que chorava de dor de ouvido, para retirar um carrapato da orelha. Parecia algo simples. Me preparei para chegar ao estabelecimento e encontrar uma iluminação adequada, que permitisse a realização do procedimento com eficácia. O que encontrei? Uma profissional que usou a lanterna do seu próprio celular para retirar o dito carrapato. O método usado foi cutuca - acerta - erra - cutuca novamente. Ao final, paguei R$ 95,00 e fui para casa, onde tirei o segundo parasita (que a veterinária insistia que não existia) por mim mesma.

A maior ironia é que eu sou fabricante de focos cirúrgicos e clínicos para Hospitais e Clínicas Veterinárias. Pensem em minha indignação. ´

Os estabelecimentos de medicina veterinária vêm se adequando lentamente a uma nova realidade. Atualmente, exigem-se padrões de qualidade elevados e adequados à sustentação da vida animal. O atendimento com respeito, dignidade e a oferta de serviços dentro dos padrões técnicos e sanitários é fundamental.

Pela Resolução n. 1015, de 15 de novembro de 2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, publicado em 2013, os Hospitais e Clínicas precisam seguir um padrão e manter uma estrutura física e humana mínima. Um dos itens fundamentais é a Sala Cirúrgica.

Este ambiente precisa conter 

1. mesa cirúrgica impermeável, com bordas e dispositivo de drenagem e de fácil higienização; 
2. equipamentos para anestesia inalatória, com ventiladores mecânicos;
3. equipamentos para monitorização anestésica;
4. sistema de iluminação emergencial própria;
5. desfibrilador;
6. foco cirúrgico;

Mesmo a sala para pequenos procedimentos deve manter os mesmos equipamentos.O ambiente deve ter temperatura e umidade controladas e sistemas de exaustão e controle bacteriano.

Mas, ainda não é o que se vê em muitas clínicas. Os espaços pequenos dificultam a instalação de grandes equipamentos, como o foco de teto. Isto se soma a falta de informação e a uma certa resistência às modificações, que são vistas como um gasto a mais.


Fonte: http://www.cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/aulas/3-Centro_Cirurgico.pdf. Adaptado

Referências
http://www.cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/aulas/3-Centro_Cirurgico.pdf
http://www.cachorrogato.com.br/noticias/como-montar-clinica-veterinaria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário