terça-feira, 8 de abril de 2014

Crescimento e desafios da Indústria de Aparelhos Médicos.


A indústria mundial de equipamentos médico-hospitalares vem vivenciando um crescimento significativo desde 2007. Esta fase de otimismo deve continuar até 2017, com taxas acima de 5% nos próximos três anos. Esta é a conclusão da Lucintel, empresa de consultoria de gestão e pesquisa de mercado, em seu relatório “Global Medical Device Industry 2012-2017: Trend, Profit, and Forecast Analysis”.


Esse setor é bastante fragmentado, sendo que a América do Norte detém 46% do mercado global (aproximadamente 16 entre 25 empresas são norte-americanas, com 72% da receita). Mesmo com esse panorama, a indústria médica nos Estados Unidos enfrenta a competitividade internacional, a regulamentação do governo e a falta de mão de obra qualificada para o trabalho com aparelhos médicos.

Fonte: http://www.medgadget.com
Novas tendências.

A nova tendência nesta área é a aposta na nanotecnologia e o uso de robôs cirúrgicos como um novo segmento desta indústria. Estes avanços tecnológicos devem melhorar as perspectivas dos empresários do setor.
Espera-se um crescimento de tecnologia médica na área cirúrgica, controle de infecções e cardiovascular, este último em decorrência de estimativas de crescimento do número de cardíacos nos E.U.A.


Desafios do setor no Brasil.

Embora não tenhamos estudos como este no Brasil é possível afirmar que a regulamentação governamental do setor e a competitividade com equipamentos vindos da China tem se revelado como um dos principais desafios da Indústria Médico-hospitalar.  Muitas vezes, os equipamentos chineses sem certificação brasileira chegam ao Brasil indiretamente, por meio de empresas que compram estes aparelhos desmontados e os remontam no Brasil, nacionalizando-os. Este tipo de prática é uma forma de entrar no mercado nacional "pela porta dos fundos". 
Para enfrentar esses desafios as empresas tem investido em tecnologia, capacitação humana, certificação e no associativismo, montando arranjos produtivos locais para melhorar as condições de competitividade.










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