quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

4o. Seminário de Boas Práticas Ciesp-Ribeirão Preto

Dia 04 de novembro a Dra. Alba Pismel, coordenadora de Inspeção da Anvisa, Valdênio Araújo, da ABDI e Guilherme Carrara, consultor responsável pela elaboração do Guia de Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde estiveram no auditório da Ciesp/Fiesp Ribeirão Preto. O evento foi o 4o. Seminário de Boas Prática, que também contou com o representante da ABIMO. 
Guilherme Carrara e Dra. Alba Pismel.
Dra. Alba relatou o andamento dos trabalhos da ANVISA e os caminhos que agência vem seguindo para padronizar procedimentos internos e internalizar marcos legais internacionais.
Guilherme Carrara, farmacêutico, explicou a estrutura do Guia de Auxílio na Implantação de Boas Práticas em Produtos para Saúde, da ABDI. O documento está dividido em 4 capítulos e ajuda na interpretação da RDC 16/2013. O Guia tem um capítulo especialmente preparado sobre Gerenciamento de Risco, que aparece como um dos pontos fundamentais da nova legislação, bem como um desafio para os empresários da área. Além disso, o consultor da ABDI apresentou resultados de uma pesquisa que as empresas que implantam as Boas Práticas de Fabricação tem retornos de Marketing, técnico, operacionais e financeiros que superam o percentual de 40%. Frisou ainda que é necessário que o empresariado brasileiro da área da saúde compreenda que o investimento em qualidade garante competitividade por meio da fabricação e distribuição de produtos seguros e eficazes, entre eles os equipamentos médicos e hospitalares, setor que cresce, em média, 2% ao ano.
Um dos grandes desafios destas empresas é buscar tecnologia aplicada ao seu produto. 
Por esse motivo, a CIESP-FIESP defende a implantação de uma APL (Arranjo Produtivo Local) da Saúde na região de Ribeirão Preto. A APL garantiria a aproximação com os centros de pesquisa, bem como com agências de financiamento. Confiando neste caminho de cooperação, a Martec Med participa da Comissão Provisória de elaboração do Regimento da APL da Saúde da Região de Ribeirão. Dia 10 de Dezembro de 2103, às 17h, a representante da Martec Med, Lilian R. O. Lilian Rodrigues Oliveira Rosa participará, juntamente com outras empresas, de uma reunião que definirá o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário